domingo, 10 de janeiro de 2010

Sherlock Holmes,o filme


Sherlock Holmes, o detetive mais pop da ficção, se eterniza no cinema.


Talvez tenha sido meu primeiro contato com a literatura estrangeira: com um dos exemplares de Sherlock Holmes-escrito por Sir Arthur Conan Doyle- e, quiçá, comprado por R$ 7 em alguma banca de jornal de São Paulo. As histórias de mistério e aventura sempre me chamavam a atenção e me tornei fã .


Sem dúvida, esse é o longa metragem de maior sucesso sobre o tal.
O filme já faturou 251 milhões de dólares, de acordo com o Omelete.
Dirigido por Guy Richie, o elenco é hollywoodiano: Robert Downey Jr, Jude Law, Rachel McAdams e Mark Strong.

Estreou no Brasil em 08 de janeiro e no dia seguinte fui vê-lo...

Robert Downey Jr não é bem o Sherlock que se imagina...Nem cara de inglês ele tem. Jude Low caiu perfeitamente no papel de John Watson. Rachel MacAdams estava muito elegante como Irene Adler ( "paixão bandida" de Holmes) e Mark Strong interpretou muito bem o vilão da história.
Foi uma produção cara: efeitos especiais, bastante slow motion, cenário bem recriado do caos de Londres do século XIX, trilha sonora de Hans Zimmer e repleto de cenas de ação.

O longa não foi produzido para ser considerado um cult e sim um blockbuster e agradar ao público, e para isso, se utilizou de todos os recursos disponíveis para faturar bilheterias.
Apesar de Robert Downey Jr não se parecer fisicamente com o Sherlock descrito nos livros, ele interpretou brilhantemente o detetive. Foi sarcástico, sagaz, inteligente e muito carismático, pensando nesse aspecto... o Holmes perfeito! (melhor só se fosse interpretado por Johnny Depp).
A ironia esteve presente no filme do começo ao fim, se não gosta de suspense nem ação, terá umas gargalhadas garantidas. A atuação da dupla Holmes e Watson foi competente às histórias clássicas e um completou o outro sem se ofuscarem.

A trama aconteceu do desvendar de um crime que, supostamente, havia acabado, na primeira cena. O vilão Lord Blackwood sai de seu caixão e volta a cometer crimes. Hum.... Magia negra, seitas pagãs...Meio sobrenatural, não?

E a aventura vai se desenrolando, Holmes estuda cada movimento e mergulha, literalmente, em suas investigações. A obra dá uma pincelada num hobby do investigador, o box, e rende uma cena bem fight club. E no desfecho, toda a explicação. Nenhum detalhe fica de fora.

E atenção: Vai ter continuação, claro.
Minha avaliação: Nota 8.0
Comparo o filme com Piratas do Caribe pela produção, atuação e piadinhas sarcásticas. Certamente, quem gosta de Piratas vai gostar de Sherlock Holmes.

2 comentários:

  1. Não sou muito fã Sherlock Holmes...Prefiro o Mr. Poirot de Aghata Christie, mas acho que assistiria esse filme porque gosto do Jude Low.

    ResponderExcluir
  2. Depois dos comentários negativos, até perdi a vontadede ver!

    ResponderExcluir