segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Artigo sobre o filme "Hotel Atlântico"

Dia 20 de novembro começou a Semana do Filme Nacional, ingressos por R$3,00 a meia, e vai até dia 26.
Fui aproveitar o feriado da Consicência Negra aqui em São Paulo e vi dois filmes: Topografia de um Desnudo e Hotel Atlântico.

Topografia de um Desnudo, da diretora: Teresa Aguiar . Com o elenco recheado de atores globais e Maria Alice Vergueiro, a "tapa na pantera". Esse filme relata um fato histórico conhecido como "operação mata-mendigo", ocorrido no Rio de Janeiro na década de 1960. A história é boa, mas a técnica usada para filmar foi ruim... Parecia mais um seriado, uma telenovela. Sem falar nos figurantes...haha


Mas falarei em especial do "Hotel Atlântico", da diretora Suzana Amaral, baseado no livro homônimo de João Gilberto Noll .
Trailer: http://http//www.youtube.com/watch?v=O6dtv2AlJ7I



Sinopse: Um ator desempregado(Júlio Andrade) embarca numa viagem sem destino. Durante a jornada ele se depara com situações absurdas e inesperadas.
Cada uma dessas situações se relacionam com tragédias ou quase tragédias...Começa com "o ator"(sem nome citado) andando, aluga um quarto de hotel onde havia ocorrido um assassinato poucas horas antes. O rapaz, aparentemente perturbado, resolve fazer uma viagem sem rumo.
Foi para o sul do Brasil.
No caminho, uma passageira morre de overdose de remédios. Ele pega carona com dois sujeitos e quase foi morto por um deles.

Encontra abrigo na casa de um sacristão. Cedidos gentilmente pelos dois moradores dessa casa, ele consegue comida e rede para dormir. Além de tirar o atraso com a moça de tamanho GG que cuidava dos afazeres domésticos. Essa cena foi engraçada, e só.
Continuando a viagem, o ator já maltrapilho e faminto pede ajuda na porta de uma residência; Tocava "La Donna è mobile" em volume alto;
O cara teve uma arma apontada na cabeça...
Caiu no chão;
Carros com sirenes apareceram e no outro dia ele acordava em uma sala de hospital.
Confuso?!
O artista teve a perna amputada pelo médico mais famoso da cidade, inclusive foi esse quem apontou a arma para o cara. A filha do médico foi interpretada pela Mariana Ximenes( usada como o maior atrativo do filme), ela tenta seduzir o recém operado...O sexo aconteceria na capela da cidade, mas a pressão foi tanta que o personagem broxou.( Quem não broxaria após saber que não teria mais a vida de antes?) e essa foi a participação da atriz na obra.


O ator fez amizade com o enfermeiro Sebastião, interpretado por João Miguel. A partir daí, achei que o filme traria um final surpreendente, mas me enganei.
Os dois saíram da cidade, alugaram um quartinho em uma pousada e ficaram olhando o mar.

THE END
Estava com uma amiga, e saímos da sala do cinema decepcionadas (cor de chuchu mesmo!). O filme foi uma tentativa de drama, tratando de crise existencial, forças do acaso...Não li o livro, nem conheço ninguém que leu...Vou pesquisar sobre o mesmo.

Na plateia, ouvíamos os mesmos comentários...Enfim, o filme não correspondeu às expectativas de todos.
Não indico, pessoal!

Escrevi a sinopse de acordo com o filme: atordoado e confuso. (Estou ouvindo Led Zeppelin,ok?).





5 comentários:

  1. Nossa Le esse filme parece ser bem chato, o cinema nacional tem crescido muito mas alguns filmes ainda deixam a desejar.

    ResponderExcluir
  2. Eu também vi esta grande "obra prima" do cinema nacional, deixa a desejar. A história é desfocada e peca em não seguir uma linha.

    A melhor coisa do post foi a Leitícia citar que tá ouvindo led.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com a Ana... o cinema nacional tem crescido bastante e cada vez mais se destacado fora do país, porém as vezes acaba por pecar, acredito que teimam em mostrar a "tal realidade brasileira" a todo momento... e isso já está ficando meio clichê. Agora até o Lula está com um filme sobre sua sofrida vida... aí meu Deus!

    ResponderExcluir
  4. Na minha opinião,o filme foi uma tentaiva fracassada de se tornar um "filme cabeça" lado B.
    Seria mais clichê se o o protagonista usasse drogas...
    Mas gostaria muito de ouvir o ponto de vista de quem gostou da obra...

    ResponderExcluir
  5. "cor de chuchu" mesmo. haushuahsuahsua
    O filme foi bem broxante sim, não entendi bosta nenhuma ~;D.
    Mas pra compensar fomos na saraievo e escutamos "groove" . ÊÊÊÊÊÊ , hahahaha veja pelo lado bom, agora vc já sabe de duas coisas que não gosta [do filme e da música ´~;D]

    Adorei o artigo, quero muito conhecer alguém que tenha lido o livro e visto o filme, e entendido ao menos um dos dois... Assim quem sabe a gente se sente menos não inteligente? hahahahaha

    Se bem que tinha um seres de chapéu e óculos de acrílico que tinham umas caras bem de crânio e também não captaram nada. O que que o cara loiro com botas caubói queria que o baixinho matasse o "artista"?

    E isso porque eu perdi o 'começo', e achei q ia ser fácil acompanhar o resto, na verdade nem fez falta né? Porque o enredo era todo solto, cada cena parecia que fazia parte de uma história diferente.

    Temos que ver algo mto bom pra compensar, não? VC já viu Bastardos inglórios? Será que é bom o suficiente pra reparar o estrago?

    ResponderExcluir