domingo, 11 de outubro de 2009

Entrevista com Priscilla Schlogel,assessora política.


Letícia Ferreira numa entrevista rápida com Priscilla Schlogel, que é formada em jornalismo e trabalhou durante muito tempo como assessora de imprensa política.Ela vai falar sobre sua profissão e suas perspectivas para o jornalismo.

Letícia: Priscilla,antes de estudar jornalismo,você já trabalhava na área?

Priscilla: Já.Trabalhava na área e fazia um "jornalzinho" para uma empresa onde eu era vendedora. Esse jornal, primeiro foi interno, depois passou a ser externo, para os clientes. Todos foram gostando e pensei: se gostam é porque tenho algum talento(risos).Daí, comecei a pensar em estudar jornalismo.

Letícia: Enquanto estudava,queria atuar em que campo da profissão?

Priscilla: No início, eu pensava em atuar em televisão, mas acho que, além de ser muito restrita, todos sonham em estar nela. Com o passar do curso, você vai percebendo as oportunidades que podem surgir. Pensei, também, em trabalhar no rádio ,eu gosto bastante! Só que,acabei caindo na assessoria de imprensa e não achei ruim.

Letícia: O que você acha da situação do curso no Brasil, sente muitas diferenças nas oportunidades de trabalho de anos atrás e de hoje em dia?

Priscilla: Olha, as oportunidades de trabalho no jornalismo são várias, porém o mercado está saturado, tem muito jornalista se formando ...é aquela lei do mercado: A oferta está maior que a procura.

Letícia: Como é atuar no ramo da política?
Prscilla: Política é um meio fascinante de se trabalhar ,é através da política que conseguimos mudar um Estado, uma nação e eu gosto muito de política. Acho que o importante é você saber atuar naquele meio onde o mercado te colocou ,e se de repente, o jornalismo te jogou na assessoria de imprensa, o que você tem a fazer é trabalhar com ética nesse meio.
Letícia: O que achou da decisão do Supremo Tribunal Federal da não obrigatoriedade do diploma para jornalismo ?

Priscilla:Não acho que é uma decisão boa,nem ruim.Vou tentar lhe explicar...vivemos numa democracia ,e entendo que as pessoas no Brasil têm que ter liberdade de expressão para colocar suas opiniões e acredito que ,não necessariamente, essas precisem levar o nome de jornalista. Obviamente o jornalista vai se aperfeiçoar, e vai ser o mercado que vai penerar os profissionais.
Letícia: Ainda acha que estudar jornalismo vale a pena? O que você tem a dizer para nós, estudantes?

Priscilla: Acho que vale a pena estudar qualquer área,tem que se aprofundar! A área de jornalismo é muito grande, os formandos não são obrigados a trabalhar com rádio ou televisão. Meio de comunicação impresso, por exemplo, tem até em "bailinho"...Isso é uma coisa que sempre vai ter campo....Acontece que o salário vai achatar, como já achatou! Porém,sempre tem oportunidade. O importante é fazer o que gosta, e dou a maior força para quem estuda, seja qual for a atividade.


A entrevista,concedida no dia 04/10, foi gravada em áudio e tem 11 minutos de duração,quem quiser ouví-la,é só se manifestar que eu mando o arquivo. =D

2 comentários:

  1. ótima entrevista !
    Eu estudo Jornalismo...e sempre gosto de ler coisas de quem já atua na área.
    Parece ser um longo caminho...
    mas, pra quem sonha com isso
    e correr atrás ( ou na frente) rs !
    beijos

    ResponderExcluir
  2. A long wayy...
    Só espero ser útil nessa profissão...

    ResponderExcluir