domingo, 27 de dezembro de 2009

Letra Comentada: Homenagem à Cássia Eller

A partir de agora o Miscelâneasqp, irá comentar letras de músicas semanalmente! Vamos estrear com uma homenagem a Cássia Eller, que neste mês de dezembro, completaria 47 anos e é também, infelizmente, o aniversário de 9 anos da morte dela.
Cássia foi uma das maiores vozes femininas que já tivemos, não só isso, como também uma das maiores presenças de palco, com sua personalidade marcante, expressiva e cativante!

São muitos os adjetivos que poderiam descrevê-la, mas se fosse para escolher apenas um, ficaríamos com o GRANDE! Esse faz jus a pessoa que ela foi.
Uma vez li em uma das biografias escritas sobre ela uma frase que cabe muito bem. Dizia o seguinte: " Quem a viu de perto, quem a ouviu cantar, sabe que Cássia Rejane Eller era simplemente a maior de todas."
É isso ai Cássia sentimos muito sua falta!




Escolhi duas letras a primeira para comentar é "Try a Little Tenderness", porque a versão que a Cássia fez para esta letra é simplesmente cativante. E a segunda é de brinde, a ótima participação que a Cássia fez no acústico da Rita Lee.
A música fala "try a little tenderness" fala sobre amor e as ansiedades da juventude, os medos que se tem quando é jovem, os pensamentos que assombram a cabeça de quase todo mundo quando o assunto é futuro, coisas que muitas vezes nem acontecerão.



Abaixo o clipe da música, parte do show três violões gravado no teatro Zampari! 




Luz del Fuego, no acústico Rita Lee. As duas rainhas do Rock brasileiro!

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Nova Integrante do Miscelâneas: Rayane Azevedo



Mais uma integrante no blog!
A Rayane mora em Connecticut- EUA e será nossa correspondente internacional, vai contar suas experiências por lá e ,é claro, nos deixar por dentro das novidades na música, cinema, política e economia da Terra do Tio San ahaha.
E como apresentá-la para vocês, caros leitores? Por meio de entrevista, oras....Enjoy!

Nome: Rayane Azevedo

Idade:23 anos
O que acha de si mesma: Determinada, teimosa, intensa, emocional e comunicativa.
Profissão que almeja: Algo ligado a arte cinematográfica.

Dedica seu tempo fazendo o quê? Conhecendo pessoas, lugares, internet, filmes, músicas.

Um livro,um filme: Livro: 11 minutos (Paulo Coelho) - Filme: Nove semanas e meia de amor (Adrian Lyne).

Música: Tem muita música na minha vida, difícil escolher uma só. Sou apaixonada pelo bom e velho Rock n´roll, Bossa Nova e MPB.

Uma viagem: A primeira vez em New York City a gente nunca esquece!

O que faz na internet? Youtube, Google, Orkut, Facebook e sites sobre cinema.

Se pudesse ser um personagem,seria... Ela existiu e admiro: Frida Kahlo

Por que resolveu morar fora do Brasil? Vontade de aprender e vivenciar outra cultura, melhorar o idioma, tirar férias do Brasil, testar meus limites.

Onde mora: Connecticut - USA

Conhece muitos brasileiro por aí? Aqui nem tanto, mas tem bastante nos arredores (NY- Boston).

Tem mais amizades com conterrâneos ou estrangeiros? Estrangeiros

As maiores diferenças que você viu entre a cultura brasileira e a norte americana: Praticidade, Educação, Valorização da Familia e fácil acesso a bens materias (claro), mas não tem como negar que a recepção aqui nem se compara a do Brasil, bem menos calorosa. Brasileiro se deixa levar por sentimentos, dá mais valor ao ser do que ao ter. Mas, na maioria das vezes, a praticidade chega ao extrêmo, começando pelas refeições, o fast-food aqui reina absoluto!
Quase tudo muito artificial, enlatado, congelado. Se você não troca a "comidinha da mamãe" por nada desse mundo, vai ser punk viver de fast food diariamente aqui.

Vantagens e desvantagens de ser estrangeira na terra do Tio San:
Vantagens: Compartilhar a cultura brasileira com alguns americanos ignorantes que pensam que Brasil se resume a bunda, samba e carnaval.
Desvantagem: Sim, ainda existe preconceito com imigrantes aqui nos EUA, já senti na pele em alguns estabelecimentos, a diferença no tratamento entre um cliente americano e um estrangeiro (principalmente de origem hispânica).

Do que tem mais saudades? Familia, morar sozinha, amigos e comida brasileira.

Quando pretende voltar ao Brasil? Entre março - abril de 2011.

Quais lugares nos indicaria visitar? New York, Boston e Rhode Island ( no verão é tudo de bom, praia boa com som ao vivo)

E a pergunta que não quer calar: Como são os homens americanos? Os homens americanos são mais passivos, na maioria das vezes esperam a mulher tomar atitude. Cavalheiros, capitalistas, é muito comum falarem de negócios durante o "date", na vida familiar eles ajudam bastante nas tarefas domésticas e com os filhos.
Aqui é muito comum ver operário, trabalhadores de construção, policiais com boa aparência. Esqueça aquela ideia de pedreiro brasileiro bigodudo palitando os dentes e mostrando o "cofrinho", aqui, na maioria das vezes, você pode se deparar com um cara bonitão usando o famoso capacete amarelo! rs

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Tietê alagado



Notícia das últimas semanas:

Bom,
Fato ocorrido no dia 8/12/2009 (segunda-feira),na cidade de São Paulo, o transbordamento do Rio Tietê.

Não foi a primeira vez que o Tietê transbordou,ele tem registros antigos de fatos parecidos,enfim...

O importante ressaltar é:
Como ele voltou a transbordar agora?
Possível ele depois de anos transbordar novamente?
Como é feito o sistema de escoamento?
Os problemas são as autoridades?
As capivaras?(rsrs)


A usina que, coincidentemente, tem o nome de traição (Usina Elevatória de Traição)construída perto da ponte Eng.Ari Torresno na década de 40 justamente para acabar com as inundações da represa Billings e o escoamento. Instalada no Rio Pinheiros(Vila Olímpia) segundo relatos do governo do estado que controla a evasão do rio que desagua no Tietê,admitiu uma falha em uma das quatro bombas que faz o processo de reversão da rota da água quando necessário e isso não aconteceu no momento "AGORA!" dessa segunda-feira dia 8 do mês natalino.

O sistema opera quando for necessário reverter o curso da água para a represa,ajudando a evitar enchentes na cidade.
Antonio Bolongnese(diretor da empresa de águas e energia):

-O problema foi inesperado pois a manutenção da usina estava em dia.Se ocorrer uma chuva idêntica,certamente a influência da ausência da bomba acontecerá,mas normalmente não deve acontecer nenhum problema nesse período...BláBláblá.

O problema será resolvido dentro de dez dias e terá um reforço de mais 2 bombas,até lá os paulistanos terão que ter fé e barco.
Link de reportagem da Globo durante a enchente:
http://www.youtube.com/watch?v=6fywjSz4pKI

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Ser descolado ou não ser, eis a questão.

Em agosto, recebi um e-mail para participar de um casting de apresentadora de TV,no anúncio diziam procurar por uma garota jovem,que fosse:
Moderna;inteligente e descolada.
Seria para um projeto da TV Cultura, aliás...Alguém aí sabe de um programa recém lançado com cinco garotas no comando?! Eu não vi nada.
Uma dúvida surgiu para 70% das garotas que fizeram o teste: Como é ser descolada?!



No sentido literal, seria uma pessoa relax,mendigo style,por que não?....
Outros acham que é ser extravagante;diferente.
Umas se fantasiam e buscam inspirações no mínimo inusitadas."Descolado é ser junkie,gótico,nerd sexy..." "Ou seja, tudo que não sou. O que vestir?"

O que vi nesse casting foram figuras engraçadíssimas. Algumas eu já conhecia e quase não reconheci, pois estavam fantasiadas. Foi hilário. Teve uma menina vestida de... Vou descrever o que vi, sem tirar nem por: Cabelos escuros escovados para dentro, vestido preto rendado com altura nos joelhos, bota cano longo de cadarço e pulseiras na cor prata.
                O que você imaginou? Eu vi uma wannabe Mortícia.
Pois bem, para a maioria, o descolado está na aparência, apenas...
Estavam lá meninas breguíssimas, mas também as estilosas.

O curioso é ver como cada um interpreta a palavra Descolado.
O que é ser descolado para você?

domingo, 13 de dezembro de 2009

5 Lugares para ir em Taboão da Serra.

André Monforte:
Aparecendo para uma postagem curta de começo de semana, num top 5 dos melhores e mais badalados lugares de Taboão da Serra.

5 lugares para ir em Taboão da Serra:
1-Shopping Taboão:

Um grande espaço para passar o tempo,literalmente,ir a praça de alimentação, academia, cinema, no espaço central onde, todo mês, é promovida uma exposição com temas diferentes, e lojas típicas de shoppings.








2-Parque das hortências:

Zoológico da cidade com diversos animais em falta...Lá você pode comprar lembranças: marretas do Chapolin, bexigas de gás hélio e admirar as jaulas!(o ingresso não passa de R$2,00)






3-UBS Antena:
(vá de circular 9 ou 5) Lá você confere a linda cor verde bebê posta na reforma do estabelecimento por Dr. Evilázio Farias e compania, sua organização e a satisfação de todos!

4-Toa Toa:
Não deixe de tomar açaí na rua da delegacia perto do "MC Donald's",delicioso açaí na tijela com um montão de coberturas diversas, tem também sorvetes e cadeiras na beira do asfalto.É "MASSA"

5-Estádio e Ginásio do Taboão:
Lugares disputados por muitos da região. No estádio ocorrem jogos do CATS que agitam a galera com dribles e gols extraordinários e finais de campeonatos promovidos por escolinhas de futebol. No ginásio é promovido festival de igrejas,congregações,futebol de salão e baladinha funk em sábados super agitados(não esqueça seu lança perfume).






*Em breve mais um top 5

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

A Tv Brasileira nos anos 2000

É clichê criticar a TV aberta brasileira?

É. Mas ela melhorou?

Não.
Então,vamos lá...



A televisão aberta, lamentavelmente, atingiu o auge de sua degradação( penso: será que dá para piorar?). Os programas de entretenimento de maiores audiência são reality shows com famosos cuidando de animais, programas de namoro, de humor barato e "jornalismo" popular. E esses exemplos estão presentes em todas as emissoras do Brasil.


Não estou sendo hipócrita e exigindo uma programção 100% cabeça de conteúdos educativos e de interesse público. É claro que programas divertidos são importantes e interessantes de ver, mas o problema é na escolha e divulgação dos temas de cada programa.


O que é oferecido para os telespectadores hoje é um amontoado de futilidades...E o pior: caem no gosto popular e continuam a ser transmitidos.


O gosto popular se resume na curiosidade alheia, fofocas de quem está na mídia, comédia pastelão e noticiários bombásticos.


Não só o bom entretenimento está ameaçado na televisão brasileira, mas o jornalismo também, no caso o shownalismo. Filmar uma perseguição policial, transmitir flagrantes ao vivo...Enfim, tratar casos hardnews como espetáculos a render muita audiência.


É o cúmulo do sensacionalismo explorar, ao máximo, acidentes de trânsito, por exemplo!


Onde está a ética e valores morais que o senso comum tanto preza?
E a preocupação com os familiares de vítimas?


Tudo isso é esquecido porque, justamente, a falta desses fatores geram números positivos para a a audiência das emissoras. E esses programas de grande são formadores de opinião, minha gente!


Quem nunca disse "O povo gosta de tragédia"?
Isso é mentira? Em partes, é uma afirmação equivocada, mas é o que fatos apontam.


Lembram-se do Aqui Agora? E quando esse transmitiu um suicídio ao vivo?
O Aqui Agora saiu do ar em 1997, voltou ano passado e não chegou a ficar no ar por 2 meses(aliás, é muito interessante ler as curiosidades sobre o programa). Porém, ele deixou uma linhagem de telejornais do tipo Cidade Alerta, Brasil Urgente, Repórter Cidadão....
Notou o que esses nomes têm em comum?
São todos nomes fortes, de fácil memorização e apelativos. Os apresentadores matém uma postura semelhante e é comum ouvir do âncora algo do tipo: "Põe esse vagabundo na tela!"


Outro exemplo de sensacionalismo:
Mais de 65% dos televisores estavam ligados para assistir ao velório de Michael Jackson.( Teve "fã" que vibrou ao ganhar ingresso, isso mesmo...Ingresso!)


O velório do mega astro pop foi um show com público grande e participações de artistas famosos. Pouca gente estranhou o fato de que tinha um caixão no palco e cantavam para ele. Será que foi a despedida que M.Jackson queria ?


A mesma mídia que ajudou a derrubá-lo em meio aos encândalos de pedofilia o homenageou. Foram homenagens comoventes!

Não discuto se foi uma homenagem justa e sim sua enorme audiência na transmissão do showneral em todo mundo. No Brasil, quatro emissoras transmitiram !


A população não quer ver só tragédia, futilidade e não rimos de qualquer coisa que chamam de humor. Haãn....


O público alvo desses programas são as classes C,D e E que têm 57% da população analfabeta e semi-analfabeta. Para chamar atenção do público, as emissoras utilizam o esquema de usar e abusar de imagens chocantes, frases no imperativo e exploração da intimidade de famosos.

Os formadores de opinião têm responsabilidade pelo que divulgam e também têm a obrigação de fornecer uma programação decente, algo que realmente contribua para o povo e, no caso, a parcela carente de educação.





(Isso porque não citei as telenovelas...)



domingo, 6 de dezembro de 2009

O Bucolismo no Mundo Moderno

O bucolismo é um gênero originalmente literário semelhante à poesia pastoril.
Este gênero exalta um ideal de vida que aprecia as belezas da vida do campo, a ingenuidade dos costumes, o cotidiano tranquilo em contato com a natureza. Também trata dos amores, alegrias e penas dos pastores que contrastam com os sobressaltos e inquietações da vida urbana.





O poema bucólico é de origem muito remota, nascido quando o homem praticava a vida pastoril. Vários grupos de pastores e trabalhadores do campo habitavam as regiões da Sicília e da Itália Meridional. Daí o bucolismo traduzir a esperança de uma época de paz, um canto de saudade. O culto ao campo fazia parte da vida pastoril greco-romana. Nesse ambiente rústico, poetas como Virgílio ( 63-14 d.C.), Calpúrnio ( 54 a 68 d.C.) e Nemesiano (segunda metade do século III d.C.) uniram temas ligados à natureza aos ideais políticos e sociais da época em que viveram.


De Gonçalvez Dias:

Amanhã
Amanhã! — é o sol que desponta,
É a aurora de róseo fulgor,
É a pomba que passa e que estampa
Leve sombra de um lago na flor.

Amanhã! — é a folha orvalhada,
É a rola a carpir-se de dor,
É da brisa o suspiro, — é das aves
Ledo canto, — é da fonte — o frescor.















Amanhã! — são acasos da sorte;
O queixume, o prazer, o amor,
O triunfo que a vida nos doura,
Ou a morte de baço palor.
















Amanhã! — é o vento que ruge,
A procela d'horrendo fragor,
É a vida no peito mirrada,
Mal soltando um alento de dor.

Amanhã! — é a folha pendida.
É a fonte sem meigo frescor,
São as aves sem canto, são bosques

















Já sem folhas, e o sol sem calor.

Amanhã! — são acasos da sorte!
É a vida no seu amargor,
Amanhã! — o triunfo, ou a morte;
Amanhã! — o prazer, ou a dor!

Amanhã! — o que val', se hoje existes!
Folga e ri de prazer e de amor;
Hoje o dia nos cabe e nos toca,
De amanhã Deus somente é Senhor!










Mas deixando o bucolismo do passado literário...Eu e minha amiga Ana nos inspiramos no campo, carpe diem, verde e fumaças ao ar livre. Por quê?
Nós nem sabemos porque, mas a hora foi propícia.

Enjoy...